Curso de Aprofundamento em Medicina Pedagógica e Inclusão Escolar
O Curso de Aprofundamento em Medicina Pedagógica e Inclusão Escolar se propõe a ser um ponto de apoio através da união de um grupo de coordenação e docentes que tem se debruçado nos últimos anos para encontrar caminhos que possam conduzir de modo saudável e pleno as crianças e jovens através dos desafios do século XXI.
Resgatar temas fundamentais como a fisiologia do currículo, observação de crianças, conferências da pedagogia waldorf, dando também cenário e visibilidade aos conteúdos que Rudolf Steiner trouxe através do curso de pedagogia curativa é uma outra proposta deste curso. Traz também as bases conceituais e metodológicas que apoiarão as escolas na organização de suas estruturas escolares, administrativas e jurídicas abrindo caminho para implantação dos núcleos de inclusão e atuação dos mesmos no dia a dia da escola.
Tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e jovens, suas crises, e necessidades de apoio na atualidade sob o olhar da antroposofia.
Além disso este curso se propõe a:
Fortalecer o aprendizado sobre as metodologias de ensino da pedagogia waldorf vinculadas com a própria fisiologia do desenvolvimento das crianças.
Disponibilizar ferramentas metodológicas para organização da temática da inclusão no âmbito jurídico e institucional de acordo com a legislação vigente.
Disponibilizar o uso do PDIP ( plano de desenvolvimento individual pedagógico) criado a partir dos conhecimentos da antropologia antroposófica, conferência pedagógica e desenvolvimento da criança e jovem)
Propiciar trocas de experiências entre os participantes, aquisição de novas habilidades profissionais.
Fortalecer o impulso do trabalho conjunto entre professores waldorf, educadores terapêuticos, médicos escolares, psicólogos e demais terapeutas que atuam nas escolas. Fortalecendo as Comunidades Waldorf
“Fortalecendo as Comunidades Waldorf” tem como objetivo nutrir o espírito de união, sensibilizar as pessoas para a atuação no social e desenvolver práticas de apoio mútuo para o cultivo de uma vida comunitária mais consciente, significativa e saudável dentro das escolas e entre diferentes escolas Waldorf de uma mesma região.Alfabetização Financeira e Economia Associativa para Professores
Entender sobre economia de maneira correta é a chave para a autor realização e para uma atuação no mundo com propósito. A Economia Associativa, fundamentada no curso de economia oferecido por Rudolf Steiner, entre 24 de julho e 06 de agosto de 1922, oferece essa perspectiva necessária aos dias atuais.
Desde 2005, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) passou a recomendar a inclusão do ensino de finanças para crianças e jovens nas escolas, considerando esse tema essencial.
Além disso, em 1919, Steiner disse que nenhuma criança deveria chegar aos 15 anos sem que o ensino de aritmética o tivesse introduzido ao conhecimento das regras mais elementares de contabilidade.
Público-alvo:
Este curso desenhado pela primeira vez especialmente para professores, se propõe em levar aos participantes de forma leve, moderna e interativa, a compreensão da economia associativa por meio das ferramentas financeiras fundamentadas na contabilidade de partidas dobradas.Curso metodológico para Organizações Sociais na Pedagogia Waldorf – Compreendendo o Ensino Fundamental
PROGRAMA:
Observação fenomenológica nas esferas mineral, vegetal, animal e humana;
Desenvolvimento da criança de segundo setênio e sua relação com o currículo Waldorf, a partir dos anos escolares; O diálogo com as questões contemporâneas;
Acompanhando estes assuntos, as artes abordadas serão:
• Euritmia
• Desenho com giz de cera
• Escrita criativa
• Produção textual
• Desenho de formas
• Desenho geométricoEu e a Escola Waldorf – impulsos individuais em comunidade
Os encontros temáticos de abertura da 4ª edição do Gestar contarão com convidados muito especiais, que nos levarão a refletir (e agir!) sobre autodesenvolvimento, comunicação e dinheiro, sempre com o intuito de contribuir para o saudável desenvolvimento das escolas e comunidades Waldorf!Governança e Gestão para Escolas Waldorf 2025
Governança e Gestão para Escolas Waldorf!
Oficinas e encontros temáticos online com práticas, apresentação de ferramentas, exposição conceitual, trocas de experiências e atividades artísticas.Gestão Financeira para Escolas Waldorf 2025
Gestão Financeira para Escolas Waldorf!
Oficinas e encontros temáticos online com práticas, apresentação de ferramentas, exposição conceitual, trocas de experiências e atividades artísticas.
Línguas Estrangeiras na Pedagogia Waldorf
16 a 18 de janeiro de 2025 Local: Escola Livre Areté Endereço presencial: Rua Natingui, 508 – Vila Madalena – …Fraternidade Econômica nas Escolas Waldorf
No 5º e último encontro temático deste ano, nos dedicaremos ao tema fraternidade econômica e receberemos as escolas Guayí de Embu das Artes/SP, Ecoara de Valinhos/SP e Querência de Porto Alegre/RS para compartilharem suas experiências na busca de praticar esse tema tão importante e desafiador.
30/10 das 19h30 às 21h30
Inscrições até 29/10
Escolas inscritas no programa de Gestão Financeira já têm 3 vagas garantidas, sem custo adicional, para seus representantes.
Valor da inscrição individual: a partir de R$ 30,00.
Membros da Rede de Organizações Sociais: valor a ser definido por cada pessoa (solicitar código de pagamento para
[email protected])
Ao longo de 2024, o Gestar tem promovido encontros temáticos voltados a toda comunidade Waldorf como mais uma ação de apoio ao saudável desenvolvimento dos organismos escolares.
As arrecadações com esses encontros ajudam a oferecer cursos de Gestão Financeira e de Governança e Gestão a custos acessíveis e a viabilizar a oferta de horas de atendimentos extras subsidiados para as escolas participantes.
Se quiser saber mais, faça contato:
[email protected]Superando conflitos, semeando encontros
No 4º encontro temático deste ano, trabalharemos sob a perspectiva dos impulsos sociais e antissociais apresentados por Steiner como forma de cultivar relações saudáveis, prevenir e ressignificar conflitos.
As inscrições são individuais e escolas inscritas nos cursos de Gestão Financeira e Governança e Gestão do Gestar já têm as vagas de seus representantes garantidas.
SOBRE OS ENCONTROS TEMÁTICOS
Ao longo de 2024, o Gestar tem promovido encontros temáticos voltados a toda comunidade Waldorf como mais uma ação de apoio ao saudável desenvolvimento dos organismos escolares.
As arrecadações com esses encontros ajudam a oferecer cursos de Gestão Financeira e de Governança e Gestão a custos acessíveis e a viabilizar a oferta de horas de atendimentos extras subsidiados para as escolas participantes.
Se quiser saber mais, faça contato:
[email protected]
Curso Metodológico para Organizações Social na Pedagogia Waldorf
Compreendendo o Ensino FundamentalGovernança e Gestão – Gestar 2024