Sobre o curso

O Curso de Aprofundamento em Medicina Pedagógica e Inclusão Escolar se propõe a ser um ponto de apoio através da união de um grupo de coordenação e docentes que tem se debruçado nos últimos anos para encontrar caminhos que possam conduzir de modo saudável e pleno as crianças e jovens através dos desafios do século XXI.
Resgatar temas fundamentais como a fisiologia do currículo, observação de crianças, conferências da pedagogia waldorf, dando também cenário e visibilidade aos conteúdos que Rudolf Steiner trouxe através do curso de pedagogia curativa é uma outra proposta deste curso. Traz também as bases conceituais e metodológicas que apoiarão as escolas na organização de suas estruturas escolares, administrativas e jurídicas abrindo caminho para implantação dos núcleos de inclusão e atuação dos mesmos no dia a dia da escola.
Tem como objetivo geral aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e jovens, suas crises, e necessidades de apoio na atualidade sob o olhar da antroposofia.
Além disso este curso se propõe a:

Fortalecer o aprendizado sobre as metodologias de ensino da pedagogia waldorf vinculadas com a própria fisiologia do desenvolvimento das crianças.
Disponibilizar ferramentas metodológicas para organização da temática da inclusão no âmbito jurídico e institucional de acordo com a legislação vigente.
Disponibilizar o uso do PDIP ( plano de desenvolvimento individual pedagógico) criado a partir dos conhecimentos da antropologia antroposófica, conferência pedagógica e desenvolvimento da criança e jovem)
Propiciar trocas de experiências entre os participantes, aquisição de novas habilidades profissionais.
Fortalecer o impulso do trabalho conjunto entre professores waldorf, educadores terapêuticos, médicos escolares, psicólogos e demais terapeutas que atuam nas escolas.

Descrição detalhada

Conteúdo do curso

    • Caminhos e necessidades para organização dos processos de inclusão nas escolas na atualidade ( parte I) Ilimitado
    • Forças do desenvolvimento no primeiro setênio e processos vitais. A importância do brincar para a saúde da criança. Ilimitado
    • Fisiologia do currículo do primeiro setênio e temais atuais envolvendo as crianças do primeiro setênio e sua abordagem pedagógico-terapêutica Ilimitado
    • Ritmos de desenvolvimento do segundo setênio Ilimitado
    • Fisiologia do Currículo do segundo setênio. II Ilimitado
    • Os 12 sentidos, seu desenvolvimento, processos e observação. Ilimitado
    • Temperamentos, suas metamorfoses e abordagem pedagógica Ilimitado
    • Tipos Constitucionais da pedagogia waldorf Ilimitado
    • Questões de comportamento, dificuldades de aprendizagem Ilimitado
    • Movimentos e metamorfoses no desenvolvimento do terceiro septênio Ilimitado
    • Apresentação dos PDIPs Ilimitado
      • Embriologia, Karma e desenvolvimento humano Ilimitado
      • Fenomenologia e observação das crianças na atualidade Ilimitado
      • Aprofundando a condução das crianças e jovens de inclusão e com dificuldade de aprendizagem e questões no desenvolvimento Ilimitado
    PRIVADO
    💬 Precisa de ajuda?