Sobre o curso

Após 106 anos de Pedagogia Waldorf no mundo e nos 100 anos do Curso de Pedagogia Curativa comemorado em 2024, torna-se fundamental um aprofundamento dos estudos das crianças e jovens para lidar com os temas envolvendo seu desenvolvimento na contemporaneidade. Ao mesmo tempo , as trocas e vivências nos diversos territórios escolares tornam-se, por si só, fontes de aprendizados, possibilidades e pesquisas.

Junto com a primeira escola Waldorf surgiu a presença do trabalho do médico escolar através do impulso do Dr. Eugen Kolisko, evidenciando a importância do trabalho conjunto do médico com o professor. Além disso os cultos religiosos dentro dos trabalhos desta primeira escola e também o tema do ensino religioso dentro do currículo configurou dentro desta primeira escola a possibilidade de renovação dos mistérios da antiguidade.

Importante citar o currículo da euritmia pedagógica dentro do currículo e depois a presença do trabalho da euritmia terapêutica e posteriormente do pedagogo curativo (educação terapêutica no Brasil)

No cenário brasileiro atual, após 70 anos da primeira escola waldorf, temos uma multiplicidade e diversidade de escolas waldorf e seu crescimento vertiginoso nos últimos 10 anos, trazem a necessidade de conhecimentos novos ou renovados, e a importante e essencial tarefa de olhar para os temas de desenvolvimento de um modo mais individualizados. Esses fatores são novos desafios para as tarefas dos professores, médicos e terapeutas.

Descrição detalhada

Conteúdo do curso

    • Caminhos e necessidades para organização dos processos de inclusão nas escolas na atualidade ( parte I) Ilimitado
    • Forças do desenvolvimento no primeiro setênio e processos vitais. A importância do brincar para a saúde da criança. Ilimitado
    • Fisiologia do currículo do primeiro setênio e temais atuais envolvendo as crianças do primeiro setênio e sua abordagem pedagógico-terapêutica Ilimitado
    • Ritmos de desenvolvimento do segundo setênio Ilimitado
    • Fisiologia do Currículo do segundo setênio. II Ilimitado
    • Os 12 sentidos, seu desenvolvimento, processos e observação. Ilimitado
    • Temperamentos, suas metamorfoses e abordagem pedagógica Ilimitado
    • Tipos Constitucionais da pedagogia waldorf Ilimitado
    • Questões de comportamento, dificuldades de aprendizagem Ilimitado
    • Movimentos e metamorfoses no desenvolvimento do terceiro septênio Ilimitado
    • Apresentação dos PDIPs Ilimitado
      • Embriologia, Karma e desenvolvimento humano Ilimitado
      • Fenomenologia e observação das crianças na atualidade Ilimitado
      • Aprofundando a condução das crianças e jovens de inclusão e com dificuldade de aprendizagem e questões no desenvolvimento Ilimitado
    Inscrever-se para matrícula
    💬 Precisa de ajuda?